Muito se fala e ouve sobre a saúde ocular. Coisas que podem comprometer a visão em várias fazes da vida, e problemas dos quais é impossível escapar. Mas afinal, o que é verdade e o que é mito? Para responder algumas dessas questões tão comuns, falamos com o oftalmologista Pascoal Rubens Conti.
- Em algum momento da vida, todo mundo terá que usar óculos?
Verdade. Após os 40 anos é comum todas as pessoas apresentarem a presbiopia, chamada popularmente de vista cansada. Isso traz a necessidade dos óculos. - Usar óculos de outra pessoa faz mal?
Verdade. Assim como cada pessoa precisa de uma dosagem específica de remédio, também tem os óculos indicados para resolver o seu problema. As receitas são individuais e personalizadas. Usar óculos de outra pessoa ou adquirir um que já está pronto pode causar, entre outras coisas, dores de cabeça, tonturas e enjoo. - Deixar de usar óculos, conforme foi receitado, faz com que o grau aumente?
Mito. Como o aumento do grau não está relacionado à falta de óculos, pode ocorrer mesmo com quem usa o objeto conforme a prescrição do oftalmologista. - Olhos claros são mais sensíveis?
Mito. A sensibilidade é uma particularidade de cada pessoa, não depende da cor dos olhos. - Ler no escuro prejudica a visão?
Mito. Embora ler em lugares onde a luminosidade seja limitada cause desconforto, não significa que afetará a visão. - Coçar os olhos pode deixa a pessoa cega?
Verdade. Embora seja raro acontecer, coçar os olhos com força pode causar o deslocamento de retina. Opte por compressa com água fria, ou procure o oftalmologista. - Ficar muito perto da TV ou do computador prejudica a visão?
Verdade. O ideal seria uma distância de 2 a 3 metros, o que evitaria o cansaço visual. - Colírio sempre faz bem?
Mito. Assim como outros remédios prescritos por médicos, o colírio tem indicações específicas para cada problema. Então não use sem que um oftalmologista seja consultado.