Todos nós iremos usar colírio ao menos uma vez na vida, mas é preciso saber que existem algumas regras para que líquido tenha o efeito esperado. Independente do motivo, seja o clima, ar condicionado ou recomendação médica, é necessário usar os colírios de forma correta, por isso, temos algumas dicas para você:
Higiene: antes de usar o colírio ou qualquer coisa que vá entrar em contato com o olho, lave bem as mãos.
Agite: antes de usar o colírio, agite-o para um resultado melhor.
Posição correta: incline a cabeça para trás para que o colírio percorra o olho. Puxe a pálpebra inferior para que o colírio não escorra.
Quantidade: uma gota é o suficiente para lubrificar o olho, mais do que isso provavelmente escorrerá pelos olhos, causando apenas desperdício. Evite encostar o bico do frasco em seu olho.
Ao pingar o colírio: feche os olhos calmamente e pressione os dedos na parte interior dos olhos (próximo ao nariz) assim o líquido age de forma mais eficaz e não vai parar nos vasos sanguíneos.
Uso médico: pessoas com problemas de lacrimação (olho seco) devem usar o mesmo método, e caso use mais de um colírio, devem dar o espaço de 15 minutos de uma aplicação para outra.
Atenção: observe sempre a validade do produto e procure não o compartilhar com ninguém, já que é o colírio deve ser de uso pessoal. Mantenha o produto em lugar arejado.
Colírios: existem vários tipos de colírios: para lubrificação, limpeza, tratamento de alguma doença ocular e etc. alguns não são indicados à crianças, por isso, o adulto deve se manter atento.
Se você ainda tem alguma dúvida de qual colírio seja o seu tipo, consulte um oftalmologista e siga suas instruções. Cuidar da saúde ocular é muito importante!