Hoje vamos falar sobre a cirurgia de catarata! Atualmente as técnicas oftalmolígicas estão mais modernas e seguras, garantindo uma recuperação extremamente rápida e um procedimento mais seguro. O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino com catarata!
Saiba mais sobre a doença e como é realizado o procedimento de cirgurgia de catarata com facoemulsificação a seguir.
O que é a catarata?
A catarata é uma doença ocular que causa opacidade no cristalino do olho, a lente ocular natural localizada atrás da retina que auxilia na captação dos raios e transformação em imagens.
Após adquirir a doença, a pessoa começa a enxergar apenas imagens nubladas, caso não seja tratada, pode ficar cega.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 28,7% da população brasileira acima dos 60 anos tem catarata.
Quais as causas da doença?
Entre os idosos, o envelhecimento, contato frequente com a luz solar e até questões sociais podem ser causas para o surgimento da catarata. Outras causas comuns para o desenvolvimento da doença são a lesão ocular, diabetes (provoca a perda da visão de forma mais rápida) e o uso abusivo de remédios.
O problema, entretanto, não é exclusivo para idosos. A catarata congênita nasce com a criança, ou surge a partir do primeiro ano de idade, caso a mãe tenha feito uso de drogas ou caso sofra uma infecção.
Como funciona a cirurgia de catarata com facoemulsificação?
Com a técnica Facoemulsificação, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (de dois milímetros), aumentando a segurança do procedimento. O cristalino é, então, removido e substituído por uma lente intraocular. É muito importante que seja implantada uma lente de alta qualidade, para que além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão.
A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. A cirurgia de catarata com a microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.
Pós-operatório e recuperação
O pós-operatório e recuperação da catarata são bem tranquilos, quando seguidas as orientações passadas pelo oftalmologista. Após 30 minutos da realização do procedimento o paciente é liberado e deve repousar durante 12 horas, evitando esforços físicos.
No dia seguinte pode voltar à sua rotina, seguindo as instruções médicas para evitar infecções e inflamações. A recuperação completa ocorre depois de 45 dias do procedimento?
A partir e até qual idade se indica fazer a cirurgia de catarata?
Em adultos, a cirurgia de catarata pode ser realizada em qualquer idade, desde que o paciente esteja saudável e em boas condições sistêmicas. Já no caso da catarata congênita, o especialista pode optar por realizar o procedimento em bebês a partir da 6 semana e 3º mês de vida.
É necessário ressaltar que cada caso é específico, então o ideal é buscar uma clínica oftalmológica ética e profissional, assim o oftalmologista optará pelo melhor tratamento para o paciente.