O Carnaval está se aproximando e o COHR, sabendo disso, não poderia deixar de te dar algumas dicas de ouro para que as únicas lembranças que você tenha desse momento sejam ótimas. Seja você jovem ou adulto, seja o seu carnaval em casa ou na folia da rua, fique de olho no conteúdo a seguir para curtir e se proteger para valer!
- Óculos escuros são muito mais que um simples acessório.
Seus olhos também se queimam na exposição ao sol. É aí que entra a importância de usar óculos com proteção contra os raios solares UVA e UVB.
Carnaval logo aí, em pleno verão, você que já usa óculos de sol agora sabe da importância e você que não usa, faça isso pela sua saúde.
Lembrando que estamos expostos aos males dos raios solares mesmo em dias mais nublados.
- Fique de bem com o Carnaval e cuidado com a purpurina
No Carnaval uma coisa indispensável para muitos é o glitter e a purpurina. A gente quer que você brilhe muito, mas é bom ter bastante cuidado com essas substâncias. A purpurina pode causar irritações, terçol e até a blefarite (inflamação das pálpebras, onde esse cosmético costuma se alojar), além disso pode arranhar o cristalino do olho.
Então se atente: tire a maquiagem com demaquilante bifásico e tenha certeza que seu rosto está bem limpo. Caso sinta a presença de corpo estranho nos olhos, use colírio lubrificante ou lave com água corrente.
- Beba Água!
Um corpo hidratado é um corpo mais saudável. Bebidas alcoólicas não são o suficiente para hidratar o corpo, e isso afeta os olhos, na verdade, pois ele deixa de produzir a quantidade suficiente de lagrimas, diminuindo a lubrificação dos olhos. Isso acarreta estresse ocular e olho seco.
É preciso manter o corpo sempre bem hidratado, ainda mais quando perdemos bebidas alcoólicas, caso contrário, o corpo pode reduzir a quantidade de lágrimas produzidas e, assim, diminuir a lubrificação dos olhos, o que pode ocasionar stress ocular e olho seco.
Beba água!
- Vermelhão só se for na fantasia!
Vai para o bloquinho? Então se cuide, nada de levar as mãos aos olhos sem lavá-las bem antes. No bloquinho há um grande acúmulo de gente, o que aumenta as chances de transmissão da conjuntivite bacteriana ou viral.
Caso note algum sintoma como o de areia no olho, vermelhidão, etc. visite imediatamente um oftalmologista!
- Cuidados com as lentes de contato
Usa lentes de contato? Então carregue sempre seu kit emergência contendo: estojo, colírio lubrificante e loção de limpeza. E não se esqueça de um espelho, caso não seja possível encontrar um na hora da folia para remover as lentes, se necessário.
- Corra do confete e da serpentina
Se entrarem em contato com os olhos esses produtos podem causar alergias, ardência, vermelhidão e até levar a úlceras na córnea. Portanto, tente não entrar em contato com serpentina, confete e até mesmo aqueles sprays, caso aconteça, lave os olhos com água corrente!
Se os sintomas persistirem, busque imediatamente um oftalmologista.
- Operação mãos limpas.
Já citamos aqui, mas novamente: nada de esfregar os olhos com as mãos sujas. Além de esfregar os olhos pode ocasionar em lesões oculares, as mãos podem transmitir diversas doenças como conjuntivite e até ceratite.
Lave bem as mãos ou não as leve aos olhos e tenha um bom pós-carnaval.